ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: VISANDO
A DIGNIDADE PROFISSIONAL DO TRABALHADOR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Psicologia

Documento 1

SILVESTRE² Fundação Hermínio Ometto – UNIARARAS, Araras - SP, Brasil; ¹Discente da Pós-Graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho; ²orientador. Endereço de e-mail (autor principal): panza_aline@hotmail. com Palavras-chave: Assédio Moral; Ambiente de Trabalho; Dignidade Profissional. Introdução Torna-se importante destacar que não é de hoje que, muitos se deparam com um fato que está cada vez mais em ênfase nas relações de trabalho que é o Assédio Moral. Sendo assim, o presente trabalho apresenta-se por finalidade falar a respeito do inoportuno que é o assédio moral enquanto agravo ao princípio da dignidade da pessoa humana, especialmente do trabalhador. Nesta espécie de assédio moral, a saúde do assediado fica mais prejudicada, pois a vítima sente mais isolada e tem mais dificuldades de pedir ajuda.

Pode-se dizer que o assédio moral é avaliado como uma guerra de nervos travada no interior das empresas. Dependente do trabalho para as suas satisfações morais, sociais, afetivas, psicológicas e materiais, por muitas vezes muitas mulheres veem-se a serviço de ditadores, que atrapalham ou até mesmo impossibilitam-no de cumprir o seu direito de trabalhar e de viver de forma saudável, sobretudo quando o empregador acha-se no direito de mandar mensagens inoportunas á qualquer hora e momento. Deste modo, gradualmente, desaparece o equilíbrio físico e psíquico do indivíduo. Lembrando que, a autoestima é um dos pontos de partida para que o homem seja engajado na vida como pessoa e cidadão, porém submetido à humilhação constante no trabalho sua saúde corre risco e começa a corroer-se pela baixa autoestima, pelas práticas perversas das relações sociais, como as do trabalho (BRASILIANO, 2005).

” O que realmente configura o assédio moral e o que não passa simplesmente de um mero desentendimento isolado no ambiente de trabalho, tendo em visto o fato de que muitas ações trabalhistas pleiteando uma indenização por dano moral devido ao assédio moral, na verdade não pode ser configurado como tal. Outro ponto que deve ser abordado é o fato de que apesar de inexistir legislação específica que ampare o trabalhador, existem legislações municipais e estaduais que tem por objetivo a prevenção à prática do assédio moral. Nota-se assim, que o efeito devastador da conduta do assédio, sentido de conceder à vítima do assédio moral pagamento de indenização por dano moral, visando desestimular a prática de tais condutas.

Metodologia Tendo em vista o objetivo desta pesquisa, ou seja, identificar porque para a maioria das mulheres que sofrem com assédio moral no ambiente de trabalho é difícil denunciar. O método de pesquisa utilizado consistiu em discussão teórica, a partir de uma revisão bibliográfica, uma vez que permite apresentar diferentes entendimentos sobre a questão.

162 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download